quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Webber, 8º, comemora performance de RB4


Mark Webber testou pela primeira vez nesta quarta-feira (23) o RB4, o modelo novo da Red Bull. Desde a apresentação do carro na semana passada, em Jerez de la Frontera, somente David Coulthard havia treinado com o equipamento. Webber completou 87 giros na pista espanhola de Valência e registrou como melhor volta o tempo de 1min12s594, 1s594 acima da marca de Heikki Kovalainen, o mais rápido do dia. O australiano considerou positivo o primeiro dia de treinos."Estou muito feliz com o novo carro", falou o piloto após o encerramento das atividades no circuito Ricardo Tormo. "Os resultados de hoje foram satisfatórios e acho que demos um enorme salto de qualidade com esse novo modelo", completou."Porém, acredito que ainda teremos muito que fazer até a estréia em Melbourne. Serão quatro semanas de muita ação", contou.

Glock afirma: "Toyota está na direção certa"




Timo Glock não escondeu o otimismo ao falar da evolução do TF108. Nesta quarta-feira (23), em Valênica, o alemão da Toyota registrou o 11º tempo do dia e ficou à frente do companheiro de equipe, Jarno Trulli, o 15º. Para Glock, a equipe japonesa está na direção certa."Hoje foi um dia muito produtivo, conseguimos completar nosso programa e o carro respondeu bem às alterações que fizemos. Trabalhamos muito no acerto e nas diferentes configurações aerodinâmicas", contou Glock."Aprendemos muito sobre o carro a cada dia de teste e estou muito feliz com os nossos resultados. Acho que estamos seguindo o caminho certo", completou o piloto.

"Nelsinho não criará problemas", conta Flavio





Os problemas que Fernando Alonso enfrentou na McLaren devido ao seu colega Lewis Hamilton não serão encontrados na Renault. A garantia é do chefe da equipe, Flavio Briatore, que elogiou sua dupla de pilotos.Para o italiano, o novato da vez, Nelsinho Piquet, saberá lidar com a situação de ter um bicampeão como colega. "Ele não irá criar problemas", afirmou Briatore ao jornal "AS" desta quarta-feira (23). "Piquet é jovem, inteligente e sabe bem o que quer."O dirigente aproveitou para espezinhar seu rival Ron Dennis. "Nelsinho sabe que precisa melhorar passo a passo. E, outra coisa, eu não sou Dennis. Nossos times usam cores diferentes", ironizou Briatore.Por fim, o italiano incensou os dois corredores da Renault. "Nossa dupla é excelente. Nelsinho é inteligente, e sabe que ter um colega como Alonso ao seu lado em uma equipe grande é uma grande oportunidade. Ele só pode se beneficiar disso", concluiu.

Kovalainen consegue 1ª liderança de MP4-23


O posto de estrela da McLaren pode ser de Lewis Hamilton, mas Heikki Kovalainen já começou a botar suas mangas de fora. O finlandês foi o responsável pelo primeiro sucesso do MP4-23, ao liderar o terceiro dia (o segundo com todas as equipes) de testes coletivos em Valência, nesta quarta-feira (23). Pedro de la Rosa chegou a estar na frente na manhã do segundo dia de ensaios em Jerez de la Frontera, semana passada, mas foi superado por Fernando Alonso ao final da tarde. No circuito Ricardo Tormo, Heikki liderou o treino com folga, cravando 1min11s000, com mais de seis décimos de segundo na frente de Felipe Massa, que foi o segundo mais rápido do dia. O brasileiro foi responsável por uma bandeira vermelha, após parar na pista devido ao sensor de sua F2008 acusar aumento da temperatura.O campeão Kimi Raikkonen foi o terceiro colocado, com Hamilton vindo logo atrás. O inglês terminou o treino mais de um segundo atrás de seu companheiro de escuderia Kovalainen.A Williams voltou a mostrar bom desempenho, desta vez com seus dois pilotos. Kazuki Nakajima só ficou atrás das McLarens e Ferraris, com a quinta posição, pilotando um modelo híbrido. Nico Rosberg, com o FW30, fechou a quarta-feira em sétimo lugar.Entre os pilotos da equipe britânica, esteve Fernando Alonso, mais uma vez com o R28 e terminando em sexto. A BMW Sauber, que promete ser a terceira força da F-1 nesta temporada, conseguiu resultados discretos — Heidfeld em nono, Kubica em 12º.Para finalizar, Rubens Barrichello debutou com o novo modelo da Honda, o RA108. Apesar de ter um carro diferente, o resultado relembrou o ano passado. O brasileiro ficou na 16ª posição, mais de três segundos atrás do líder.





Por 15º tempo, Trulli revela desapontamento


Jarno Trulli registrou apenas o 15º tempo nesta quarta-feira (23) no terceiro dia de testes coletivos da F-1 em Valência, na Espanha. O italiano da Toyota ficou a Os418 da marca do companheiro, Timo Glock, que terminou a sessão com a 11ª posição. Ao contrário do parceiro de equipe, Jarno reclamou da falta de estabilidade do TF108. “Foi um dia muito difícil para mim. Completamos uma série de voltas e eu passei o dia todo coletando informações específicas para a fábrica”, contou Trulli.“O carro não estava equilibrado hoje, o que tornou complicado o nosso trabalho, pois o nosso objetivo era analisar o comportamento do TF108 em diferentes configurações. Mesmo assim, estou feliz por termos completado o que foi estabelecido”, falou.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Alonso fala que R28 vai evoluir com o tempo



Pelo segundo dia consecutivo, Fernando Alonso terminou em sexto lugar nos testes coletivos realizados em Valência. Nesta quarta-feira (23), o espanhol ficou mais de um segundo atrás de Heikki Kovalainen, o mais rápido do ensaio.Mesmo assim, o bicampeão ficou satisfeito com o resultado de seus primeiros contatos com o R28, novo carro da Renault. "Fomos bem novamente, sem ter qualquer tipo de problema. Mas o momento de evolução do carro acontecerá nas próximas sessões de testes", afirmou.O asturiano explicou que sua intenção era de conhecer e entender a funcionalidade do modelo nos treinos realizados no circuito Ricardo Tormo. Alonso disse que cada vez mais se sente confortável em seu novo "velho" time.Correndo em casa, Alonso aproveitou para saudar seus fãs. Os testes de quarta (23) tiveram um público de 22 mil pessoas. "Foi muito bom ver o apoio dos torcedores aqui. Isso sempre é uma grande motivação para mim", declarou.Nesta quinta-feira (24), Fernando terá folga. Nelsinho Piquet continuará os ensaios visando o desenvolvimento do R28 na pista espanhola.

Nova Honda na pista



Rubens Barrichello foi o encarregado de conduzir o novo Honda RA108 em suas primeiras voltas pelo circuito de Valência, ainda com a pintura provisória, no melhor estilo ambulância. Pelas imagens, nota-se um carro com linhas bem diferentes de seu fracassado antecessor, o que já se poderia imaginar.Mas o que surpreende são os diversos ângulos quase que retos e a impressão de "quadradão" que o modelo passa. A nova Honda destoa bastante dos carros das demais equipes, que ano a ano evoluem na direção de modelos mais cheios de curvas. Será que os japoneses descobriram algo de diferente ou usaram Lego na construção?



Na imagem acima, uma comparação do RA108 (à direita) com o carro do ano passado (à esquerda). As diferenças são bem perceptíveis, principalmente no bico, nitidamente mais alto.A Honda lança o modelo oficialmente e divulga sua nova pintura na terça-feira da semana que vem, dia 29.

Novas versões para a BMW

E os chifres da BMW estão fazendo sucesso. Depois da versão "veado", a turma do Fórum Downforce se inspirou e resolveu buscar outras semelhanças para o novo apêndice aerodinâmico dos alemães.


O Raphah sugere que os cornos nada mais sejam do que um informe subliminar de que a BMW está adquirindo a Mazda.









Já o Rafamac lembra do carro do Sinhozinho Malta. Tô certo ou tô errado?



BMW lança o carro-veado


Comparações entre carros de Fórmula 1 e animais ou objetos não são muito raras. Já houve a Benetton-Tubarão, a Brabham-Ventilador, a McLaren-Tamanduá, a Ligier-Bule-de-Chá, a Tyrrell-Bigode, a Williams-Prestobarba. Mas agora exageraram na dose. Nick Heidfeld foi para a pista hoje, em Valência, com a BMW-Veado.Pode até dar resultado, mas que ficou estranho, ficou.


Williams e Renault: muito em comum


Além de terem sido parceiras por quase 10 anos, Williams e Renault mostraram hoje em Valência que possuem ainda mais coisas em comum. As duas saíram pela primeira vez para a pista com seus novos carros nesta manhã, antecipando a cerimônia oficial de lançamento. A dos franceses acontece em 31 de janeiro, enquanto que os ingleses apresentarão sua pintura definitiva na Austrália, às vésperas da abertura da temporada.Em comum, também, o fato de ambas aparecerem com carros que destoam um pouco dos modelos utilizados no ano passado. A Williams aparece com uma dianteira estilo McLaren, inclusive com a famosa asa "boca de bagre". A Renault também tem uma asa parecida, embora com um desenho bem diferente na haste inferior, lembrando um degrau. O bico do R28, que teve Fernando Alonso ao volante, é bem mais baixo que o do ano passado. E os retrovisores voltam a ser "normais", abolindo a inovação do R27, que tinha os espelhos posicionados nos apêndices aerodinâmicos da lateral do carro.Na pintura provisória da Williams, a segunda de uma série de seis, agradecimentos. Em vez dos "30 anos de F1" e "500 GPs" da primeira versão, agora surgem inscrições destinadas ao time e seus fãs. "Obrigado a todos os nossos fãs", diz a lateral do aerofólio traseiro (no detalhe da imagem). Nas saias laterais, "Obrigado a toda a nossa equipe e seus familiares". E Nico Hulkenberg rodou pelo circuito espanhol como se guiasse um carro de tele-mensagens.

Entendendo o retorno de Alonso


Os testes desta semana em Jerez terminaram ontem e Fernando Alonso, retornando à Renault, ficou com o melhor tempo dos três dias: 1min19s50. O bicampeão foi aos microfones dizer que o resultado foi encorajador, que está feliz, etc etc. Mas, na prática, Alonso sabe o que este tempo significa: absolutamente nada.Enquanto Ferrari e McLaren testavam seus novos modelos, visivelmente buscando confiabilidade (cada equipe simulou cerca de 7 GPs nestes três dias), a Renault, com carro velho, tinha como objetivo basicamente a adaptação de Fernando Alonso. O espanhol rodou pouco mais de 2 GPs completos no período e, no final da primeira sessão, saiu para buscar tempo. E conseguiu.Ninguém gosta de ficar atrás na F1 e é praxe nestes testes de inverno que, no final do dia, os pilotos coloquem pneus macios, pouco combustível e saiam a buscar o limite do carro. E entenda-se limite como limite mesmo, estando o carro dotado de recursos muitas vezes fora do regulamento, apenas com o intuito de ver o quão rápido ele pode ser e, é claro, gerar algumas manchetes positivas.E não há muitas dúvidas de que o objetivo da Renault foi exatamente este. A volta de Alonso por si só já é notícia. E uma volta com um grande tempo vira manchetes. Para um time que passou um ano inteiro na obscuridade, um retorno triunfal de um campeão motiva a equipe, satisfaz os patrocinadores e deixa a torcida feliz. Mas nada além disso. Fico com a opinião de Lewis Hamilton, que quando perguntado sobre o temporal de seu ex-companheiro de equipe, respondeu:
“Era com o carro antigo? Que bom para eles...”É sabido que o espanhol, melhor piloto da atualidade, tira alguns décimos de segundo de qualquer carro. Mas também não é milagreiro. Não foi em um único teste que ele conseguiu transformar um carro fraco como o R27 no mais rápido da pista. Semana que vem, em Valencia, a Renault começa os testes com o novo modelo e é só então que o trabalho vai realmente começar e será possível ter alguma noção do que o espanhol será capaz em 2008. Por enquanto, tudo não passou de pirotecnia.

As novas cores de Alonso


Fernando Alonso só reestréia na Renault amanhã, durante os testes em Jerez de la Frontera. Mas hoje ele já foi visto nos boxes, vestindo seu novo capacete.Ao que parece, ele manteve um desenho parecido com o utilizado na McLaren no ano passado, misturado com as cores da versão do bicampeonato de 2006. O azul, entretanto, está bem mais claro, talvez para evitar associação com os cigarros Mild Seven, então patrocinador da equipe. Amanhã, na pista, veremos melhor.

Red Bull apresenta o RB4 em Jerez



JEREZ DE LA FRONTERA, Espanha (AFP) - A Red Bull apresentou seu modelo RB4 nesta quarta-feira em Jerez de la Frontera (Andaluzia), em cujo circuito as equipes estão finalizando seu preparativos para a temporada de Fórmula 1 de 2008.
"É ótimo ver o nascimento de um novo carro", se entusiasmou um dos pilotos da Red Bull, o escocês David Coulthard. "Algumas peças chegaram nas últimas horas de ontem (terça-feira). O modelo estava incompleto, mas esta manhã irradiava todo seu esplendor", acrescentou.
"Nas últimas semanas, todos os departamentos fizeram um esforço de titãs para deixar o carro pronto para a apresentação desta quarta-feira", assinalou o diretor da equipe, Christian Horner.
A Red Bull também apresentou nesta quarta-feira o suíço Sébastien Buemi, de 19 anos, que será piloto de testes e reserva dos titulares, David Coulthard e o australiano Mark Webber.

Sonhando com vitória, BMW apresenta F1.08


A BMW acaba de apresentar, na manhã desta segunda-feira (14), o F1.08, modelo com o qual tentará conquistar nesta temporada sua primeira vitória e seu primeiro título na F-1.Com direito a transmissão online, direto da sede da montadora em Munique, na Alemanha, o time realizou uma cerimônia similar à da McLaren, seguida de uma declaração dos presentes: o diretor-esportivo Mario Theissen, o engenheiro Willy Rumpf e os pilotos Nick Heidfeld e Robert Kubica.Visualmente, pode-se ver que o F1.08 é uma evolução de seu antecessor, com a frente do carro sendo a parte mais diferente do modelo anterior. O bico do carro é mais afilado e achatado, com a asa dianteira utilizando traços mais acentuados e três lâminas.O carro também recebeu atenção especial na parte mecânica, recebendo alterações em todos os setores - inclusive com uma caixa de câmbio nova e uma traseira mais pesada - para minimizar a perda do controle de tração."Com a experiência adquirida nos últimos dois anos, demos um passo à frente com este novo carro, certamente. Estamos bem confiantes, mas precisamos tirar a diferença que existem para as equipes que estão à nossa frente", afirmou Theissen, durante a entrevista coletiva."Será difícil vencer, pois nossas rivais tem mais experiência, muita força e ainda vão evoluir bastante. Mas nós estamos progredindo e muito ansiosos", continuou.O F1.08 fará uma pequena demonstração ainda hoje em Munique, mas seu primeiro contato com o asfalto será nesta terça-feira, quando participará dos treinos coletivos da F-1 em Valência.

Toyota apresenta o TF108, carro de 2008 do time


A Toyota revelou, nesta quinta-feira, o TF108, carro que o time utilizará na temporada de 2008 da Fórmula 1. Com este bólido, a equipe pretende esquecer a discreta campanha do campeonato de 2007.“Temos que ter um desempenho melhor do que o de 2007. Acredito que temos o mesmo nível de materiais e recursos que as equipes superiores têm, mas precisamos continuar trabalhando duro para melhorar nosso pacote total”, disse John Howett, presidente da equipe, à revista Autosport.A estréia do TF108 em pista acontecerá neste domingo, quando o time fará as primeiras avaliações do modelo no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.Os pilotos que guiarão o novo carro da Toyota durante a temporada de 2008 são o italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock, atual campeão da GP2 Series, categoria de acesso à Fórmula 1.


McLaren apresenta o MP4-23, carro de 2008


Apenas um dia depois de a Ferrari apresentar o seu novo F2008 foi a vez de a McLaren fazer a festa de lançamento de seu modelo para esta temporada da Fórmula 1, em um evento no Museu de Stuttgart, na Alemanha.

Uma das principais mudanças vistas no MP4-23, que será pilotado pelo inglês Lewis Hamilton e pelo finlandês Heikki Kovalainen, foi uma maior distância entre os eixos em relação ao modelo anterior, indo na direção contrária à da Ferrari que diminuiu a distância em seus carros.Além disso, o carro tem um bico mais estreito e uma carroceria mais enxuta e compacta. Entre as novidades, o carro também possui uma totalmente nova caixa de câmbio de fibra de carbono.Ao contrário de 2007, quando o time fez uma grande festa de lançamento em Valência (ESP), o evento deste ano foi pequeno, com poucos convidados, coincidindo com o 23º aniversário de Lewis Hamilton."Hoje é aniversário de Lewis e nós passamos por muitas confusões... ele está fazendo 23 anos, este é o carro MP4-23 e nós correremos com o número 23, mas é muito mais coincidência tudo isso, devo dizer", afirmou o chefe de equipe, Ron Dennis.Depois de a McLaren perder todos os pontos do Mundial de Construtores de 2007 devido ao caso de espionagem, Dennis diz que o time está pronto para seguir seu caminho. "Este é um ano de pensar no futuro para nós, estamos olhando para a frente", disse o dirigente. "Nós não estamos perdendo tempo lamentando o passado. Estamos decididos, juntamente com todos na companhia, a produzir um carro de corridas competitivo, um carro que está evoluindo constantemente e parecerá radicalmente diferente quando chegarmos ao primeiro GP", completou.

Com número 1, Ferrari apresenta o F2008


MARANELLO - Campeã de 2007, a Ferrari largou na frente para a temporada deste ano da Fórmula 1. A equipe italiana apresentou neste domingo, em Maranello (Itália), o F2008, modelo com a qual pretende disputar este Mundial. A principal novidade é o número 1, que volta a ser estampado nos carros vermelhos depois de dois anos, graças ao título de Kimi Raikkonen - que irá comandar o primeiro teste, nesta segunda-feira, em Fiorano.

Veja também:
Raikkonen: 'Não me sinto mais forte que na última temporada'
O lançamento da F2008

O F20008 tem uma aerodinâmica totalmente revista, com relação ao carro campeão do ano passado, apesar de a Ferrari afirmar que algumas mudanças serão feitas nos carros até a primeira prova do ano, o GP da Austrália, no dia 16 de março. Este é o 54.º carro construído pela Ferrari para a Fórmula 1 - chamado internamente de 659.

Outra novidade, também para atender as novas regras da Fórmula 1, é o cockpit, que teve as laterais 'levantadas' para proteger melhor os pilotos. Com o fim do controle de tração e a introdução de uma nova unidade eletrônica, a SECU (Sandard Eletronic Control Unit), que foi desenvolvida pela rival McLaren, o F2008 teve modificações na transmissão e na caixa de câmbio - que agora terá que durar quatro corridas.

Além da dupla de pilotos - Kimi Raikkonen e Felipe Massa - o F2008 manteve a cor 'vermelha perolizada' e o motor. Seguindo a determinação da FIA de congelar o desenvolvimento dos propulsores, a equipe irá manter inalterado o bloco modelo 056, que ajudou o time a ser campeão de construtores no ano passado.