segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Williams exibe FW31 sem festa no Algarve


Além da Renault, a segunda-feira também foi marcada pela apresentação do novo modelo da Williams para a temporada 2008 da F-1. O FW31 foi exibido no circuito do Algarve, em Portugal, palco dos testes coletivos desta semana.Esteticamente, o carro segue as cores e o desenho do bólido utilizado nos treinos do fim de 2008, mas o layout oficial será mostrado apenas em fevereiro. No momento, as atenções estão voltadas para o sistema de recuperação de energia cinética, o KERS, produzido na própria fábrica da escuderia.O FW31 fará sua estreia ainda nesta segunda, com o piloto de testes alemão Nico Hulkenberg sendo o responsável pela condução do equipamento. Os titulares Nico Rosberg e Kazuki Nakajima não participaram da exibição do modelo.

Renault apresenta carro, bico e cores diferentes


A Renault mostrou nesta segunda-feira seu carro para a temporada 2009. A equipe estacionou o R29 no pit lane do circuito do Algarve, em Portugal, e posou para fotos.O modelo tem um esquema de cores diferente do antecessor, pois agora a petrolífera Total expõe seu logotipo. O azul deu espaço ao vermelho, juntando-se ao amarelo, laranja e branco.O novo bico chama a atenção, pois é mais largo que os de outros adversários que já lançaram suas máquinas para este ano, como Ferrari, Toyota e McLaren.Há também prolongamento da tampa de motor. Apesar da maior restrição aerodinâmica, esse tipo de item, famoso em 2008, parece estar permitido para 2009.Com o R29, que já faz testes, a Renault tentará manter a boa forma mostrada na segunda metade de 2008, na qual venceu duas vezes, ou até mesmo ser campeã, como em 2005 e 2006.A dupla de pilotos será a mesma da última temporada, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. O espanhol não começava um ano na mesma equipe em que terminara o ano anterior desde a temporada 2006.Já o brasileiro tentará ter um segundo ano de F-1 melhor que o primeiro, no qual foi derrotado pelo espanhol em todos os treinos de classificação.

McLaren apresenta o carro novo para Lewis Hamilton buscar o bicampeonato


A McLaren apresentou o MP4-24, seu carro para a temporada 2009 da F-1, nesta sexta-feira.O lançamento aconteceu no Centro Tecnológico de Woking e contou com a presença de seus pilotos: Lewis Hamilton, atual campeão, Heikki Kovalainen (titulares), Pedro de la Rosa e Gary Paffett (reservas).A equipe inglesa foi a terceira a mostrar o modelo para este ano. A Ferrari apresentou o F60 na última segunda-feira, e a Toyota revelou o TF109 na quinta-feira.Apesar da contagem regressiva no site oficial, que conta como o horário de lançamento sendo às 11h (de Brasília), a apresentação ocorreu antes, por volta das 9h.O MP4-24 segue o novo regulamento da F-1: possui asa dianteira mais larga e mais baixa e aerofólio traseiro mais alto e mais estreito.Nos testes coletivos do final de 2008, a McLaren já havia testado seu sistema KERS, de recuperação de energia cinética, e andado com o novo aerofólio dianteiro.As próximas equipes a apresentarem os seus carros são Williams e Renault. As duas estarão no circuito português do Algarve e vão lançar o FW31 e o R29, respectivamente.No dia seguinte, será a vez de a BMW mostrar o F1.09, no circuito de Valência, na Espanha.

Toyota apresenta o modelo TF109 com evento virtual


A escuderia japonesa Toyota apresentou, nessa quinta-feira (15), de forma virtual, através da internet, seu novo carro. O modelo TF109, que disputará o Mundial desse ano, foi lançado com excluvidade através do web site tf109-premiere.com.

Como no caso da Ferrari, que lançou seu bólido na última segunda-feira, mas de forma tradicional, o novo carro da Toyota é completamente diferente de seus predecessores. Resultado da nova regulamentação da F-1 em termos de aerodinâmica."Espero que a equipe volte a ser competitiva", declarou o experiente Jarno Trulli. "Além disso, não posso dizer mais nada. Temos que aguardar e ver como as primeiras corridas do mundial acontecem", explicou o piloto italiano.

"Sou uma pessoa bastante confiante e otimista. Então, nesse ano, tenho grandes expectativas. Mas, pela minha experiência, sei que tudo o que disser agora não conta muito quando a temporada começar. O que vale é o desempenho de pista", complementou Trulli."Nesses anos conseguimos estabelecer uma boa base e acho que podemos construir uma equipe vencedora. Tivemoz uma grande melhora em 2008 e demos os passos na direção certa. Então, espero ser uma das equipes de ponta em 2009", falou o italiano.

Ferrari apresenta o F60, seu carro para 2009


MUGELLO - A Ferrari apresentou nesta segunda-feira seu carro para a temporada 2009: o F60, assim batizado por ser a 60ª temporada da equipe italiana na Fórmula 1, segue os novos padrões aerodinâmicos da categoria, com asas dianteiras bem mais largas que nos últimos anos, em total contraste com as asas traseiras, mais altas e estreitas.O carro que será guiado por Felipe Massa e Kimi Raikkonen repete o padrão de pintura do ano passado, com a carenagem vermelha e um desenho de código de barras em branco representando a Marlboro, principal patrocinadora da equipe, que não pode divulgar sua marca de cigarros na maioria dos países que recebem a as corridas.Ao contrário de anos anteriores, em que a apresentação do novo carro era feita numa cerimônia cheia de pompa, o lançamento do F60 obedeceu à nova realidade da F-1 diante da crise financeira mundial: foi feita pela internet, com a distribuição de textos e fotos de divulgação, a fim de economizar custos.O F60 apresentado nesta segunda já conta com a presença do Kers, o sistema de recuperação de energia cinética, outra novidade da temporada, que recupera a energia perdida nas freadas e a transforma em potência extra, a ser utilizada por alguns segundos em cada volta. Nas últimas semanas, o presidente da equipe, Luca di Montezemolo, reclamou da utilização "apressada" da nova tecnologia.Única equipe presente em todas as temporadas da F-1, a Ferrari buscará em 2009 seu 17º título no Mundial de Construtores, sendo o terceiro seguido, além de recuperar o de Pilotos - que no ano passado escapou de Felipe Massa por um ponto, ficando com Lewis Hamilton, da McLaren, após a eletrizante decisão no GP do Brasil. O F60 vai à pista ainda nesta segunda-feira, nas mãos de Massa, na pista de Mugello, e participará também dos testes coletivos que serão realizados na semana que vem, no circuito de Mugello, na Itália.